Rua Serpa Pinto nº 95 - 1º
2000-046 Santarém

Diogo Durão
Telm: 935 230 051

geral@angfportugal.org

 
Nome
E-mail
Home » Notícias

ANGF MANIFESTA-SE EM DEFESA DA MANUTENÇÃO DO IVA PARA A TAUROMAQUIA


 

Exma. Líder da Bancada Parlamentar do Partido Socialista Ana Catarina Mendes e restantes Membros do Grupo Parlamentar do Partido Socialista,

A ANGF – Associação Nacional de Grupos de Forcados, é uma associação de direito privado, sem fins lucrativos, que promove o apoio mútuo entre os Grupos de Forcados associados e os representa institucionalmente. 

Representamos 40 Grupos de Forcados, todos os seus elementos e a história que cada uma destas instituições encerra, algumas com antiguidades muito próximas à Implantação da República Portuguesa.

A figura do Forcado Amador é um símbolo de Portugal, parte integrante da Tauromaquia Nacional e forte representante da Cultura Portuguesa.

Valores como a coragem, a amizade, o companheirismo, a abnegação, a solidariedade, a dignidade, a humildade, a frontalidade e a honestidade são fortemente preconizados pelo Forcado Amador e entendemos que deveriam ser transversais à sociedade em geral.

A ANGF, na sequência da proposta de Orçamento de Estado para 2020, que propõe o aumento da taxa de IVA de 6% para 23% para as actividades tauromáquicas, vem desta forma manifestar o seu profundo desagrado por esta intenção e solicitar a Vossas Excelências que na votação da especialidade se manifestem contra uma medida, que consideramos desigual e amplamente discriminatória.

O acesso à Cultura, seja qual for a sua forma de manifestação, deverá ser constitucionalmente igual e não sofrer alterações fiscais com   base no gosto e convicções pessoais ou cedências negociais partidárias. 

Despedimo-nos com a convicção que irão analisar este tema, com a máxima imparcialidade, à semelhança do que ocorreu em 2019.

ANGF - Associação Nacional de Grupos de Forcados 

Santarém, 21 de Janeiro de 2020


« Voltar