Rua Bernardo Lima, nº 35 – 2º A
1150-075 Lisboa

José Fernando Potier
Telm: 919 732 800

geral@angfportugal.org

 
Nome
E-mail
Home » Notícias

Joaquim Bastinhas - A morte permatura de um cavaleiro popular

 
 

Não é uma frase feita, mas sim a realidade, a Tauromaquia fica bem mais pobre com a morte do cavaleiro Joaquim Bastinhas.

 

Joaquim Bastinhas era o toureiro popular, com a sua particular e especial alegria, mal entrava em praça.

 

De sorriso que lhe enchia a cara, o Maestro de Elvas, irradiava Aficion, toureava para a alegria do público e tinha com ele uma particular intimidade.

 

Joaquim Bastinhas era, e assim será sempre lembrado, pelo cavaleiro que tudo fazia para que o público, quando saísse da praça levasse na mente as suas atuações. O seu profissionalismo aleado ao seu envolvimento com os tendidos, fazia de cada lide, com o seu engenho e arte, uma obra de arte singular, “À Bastinhas”.

 

Recordamos dois pormenores que Joaquim Bastinhas protagonizou.

 

- Em finais da temporada de 2009, a ANGF realizou, na Praça de Toiros de Évora, um teste com ferros de segurança (Compridos e Curtos). Joaquim Bastinhas, por ser o segundo cavaleiro mais antigo de alternativa em atividade foi convidado a participar nesse teste e fazer a avaliação do mesmo. De imediato Joaquim Bastinhas aceitou participar nesse teste, o qual era de grande importância para os Forcados.

 

- Num passado recente, numa das corridas televisionadas, o Forcado que pegou um dos toiros toureados por Joaquim Bastinhas, não foi dar vota à arena, pois a pega tinha-lhe corrido mal. Joaquim Bastinhas, quando dava a volta de agradecimento, onde tinha as câmaras da televisão apontadas para ele, ao passar pelo Grupo em causa, chamou o Forcado e entregou-lhe um dos Rramos de Flores que lhe tinha sido dado pelo público, tendo depois abraçado o Frocado que estava dentro da arena. Assim, não deixou de dar o mérito e protagonismoa ao Focado em causa.

 

Esta era a Tauromaquia de Joaquim Bastinhas, a sua Aficion, a sua Arte, a sua disponibilidade para com todos os agentes da tauromaquia.

 

A ANGF envia os sentidos pêsames pela morte de Joaquim Bastinhas a toda a sua Família e Amigos e, em particular, ao cavaleiro Marcos Bastinhas e ao Forcado e ex-cabo do Grupo de Frocados Amadores Académicos de Elvas  - Ivan Nabeiro.


« Voltar